Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Membros do CV e policial almoçaram em churrascaria após fuga de presídio

Membros do CV e policial almoçaram em churrascaria após fuga de presídio

Dois membros do Comando Vermelho fugiram do Centro de Reabilitação Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande (MT), e se encontraram com um policial penal em uma churrascaria em Cuiabá antes de escapar de vez.

Gilmar Reis da Silva, conhecido como Vovozona, e Thiago Augusto Falcão de Oliveira tiveram a ajuda do agente Léo Márcio da Silva Santos para fugir em 2023. O trio foi alvo da Operação Shadow, deflagrada pela Polícia Civil na segunda-feira (14), e duas mulheres que estavam no almoço deram apoio ao esquema de fuga dos presos.

Segundo a investigação, o plano de fuga, em 14 de julho de 2023, teve auxílio de dois policiais penais que trabalhavam na penitenciária e de pessoas de fora da unidade prisional. O planejamento teve também assinaturas para saídas ilegais, trocas de veículo, demora intencional e omissão de informações na comunicação da fuga às autoridades.

A operação deflagrada nesta segunda cumpriu 35 ordens judiciais contra o Comando Vermelho pela fuga do líder Gilmar e de Thiago. Os dois policiais penais são investigados pelos crimes de facilitação de fuga de pessoa legalmente presa e integração de organização criminosa.

Dinâmica da fuga

A Polícia Civil apurou que, no dia da fuga, houve uma movimentação atípica na penitenciária, quando Thiago e o policial pena Adão Elias Junior, que era diretor da instituição na época, se encontraram em uma sala não monitorada, onde a polícia acredita que foi firmado o acordo e assinatura do termo de saída dos dois detentos.

Gilmar, que é considerado de alta periculosidade e é um dos líderes do Comando Vermelho, não teria permissão para sair da unidade prisional, mas, com a autorização assinada, se escondeu atrás de uma parede no local em que presos trabalham extramuro. Ele, então, entrou em uma caminhonete F-250 do próprio Sistema Penitenciário.

O veículo foi conduzido pelo policial Léo Márcio, com os dois faccionados, e estaria apresentando problemas mecânicos no dia do caso. No caminho, foi decidido que eles trocariam de carro. Eles buscaram uma caminhonete Toyota Hilux que pertence a Gilmar.

A troca ocorreu para que a caminhonete do Sistema Prisional fosse levada a oficina e ainda tivesse um veículo para realizar os trabalhos da unidade prisional durante a tarde e, assim, despistar a fuga.

Os criminosos buscaram a caminhonete Hilux na residência do criminoso, em um prédio nas proximidades do Shopping Goiabeiras. Na ocasião, os dois faccionados seguiram sozinhos no veículo. Em seguida, foram até a oficina, onde encontraram novamente com o policial penal e seguiram para uma churrascaria na Avenida Miguel Sutil, na capital.

Ao chegar na churrascaria, duas mulheres chegaram, em uma caminhonete Mitsubishi Pajero, e almoçaram com o trio, sendo que uma delas pagou toda a conta.

Após o almoço, o líder do CV deixou o estabelecimento com as duas mulheres na caminhonete Mitsubishi. O policial penal e Thiago deixaram juntos a churrascaria, porém, após a saída do estacionamento, o detento desceu do veículo e se juntou ao trio que estava na Pajero, concretizando a fuga.

Na ocasião, o policial penal Léo Márcio realizou sozinho os serviços de busca de mercadorias para o presídio e depois retornou à oficina mecânica, onde transferiu as compras da caminhonete Hilux do criminoso para a F-250.

Somente após todos os afazeres da tarde, o agente comunicou o diretor sobre a suposta fuga, em uma conversa em local isolado, que demorou aproximadamente 40 minutos.

Após o lapso temporal, os dois investigados registraram boletins de ocorrência distintos, com intuito de não serem responsabilizados, com várias omissões e inconsistências de informações, como a indicação do local da fuga.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Veja quem eram os policiais mortos em acidente com viatura da PRF no Rio

Três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) morreram na manhã desta sexta-feira (18) durante uma…

Hugo Calderano bate número 3 e vai à semi em etapa da Copa do Mundo

O brasileiro Hugo Calderano se tornou nesta sexta-feira (18) o primeiro atleta das Américas a…

Dólar cai para R$ 5,80 após Trump falar em acordo com a China

Após iniciar a sessão com volatilidade, o mercado financeiro teve um dia de trégua depois…