Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • 542 condenados do 8 de janeiro cumprem medidas alternativas, diz STF

542 condenados do 8 de janeiro cumprem medidas alternativas, diz STF

Dados do Supremo Tribunal Federal (STF) indicam que 542 condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 tiveram suas penas convertidas em medidas alternativas à prisão. Essas medidas incluem multas, prestação de serviço comunitário e liberdade restrita.

A conversão foi possível graças aos acordos de não persecução penal firmados entre o Ministério Público e os condenados, O mecanismo é aplicável a casos em que há atos de violência ou grave ameaça e exige o cumprimento de condições específicas.

O acordo se aplica apenas a casos nos quais a pena prevista é inferior a quatro anos e não pode ser aplicado a crimes hediondos ou de maior gravidade, como homicídio ou estupro. Para aderir, o acusado deve se declarar culpado e precisa cumprir as sanções estabelecidas.

Além disso, de acordo com dados atualizados em março, o Supremo registrou que 84 pessoas foram presas de forma definitiva. Outras 55 detenções ocorreram de maneira preventiva e cinco são prisões domiciliares.

Desde o início da apuração dos atos em 2023, a Corte julgou 1586 ações penais, sendo mais de 480 por crimes graves e outras 1099 por crimes de menor gravidade.

Até agora, 481 envolvidos nos atos receberam condenação e oito foram absolvidos. Há também 61 pedidos de extradição em andamento.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Suspeito de jogar granada em carro de policias civis no RJ é preso em MG

Um suspeito de atirar granada dentro de um carro com dois policiais civis durante uma…

Chuvas deixam mais de 100 desalojados em Angra dos Reis, no Rio

As fortes chuvas que começaram na sexta-feira (4) e seguem neste sábado (5) provocaram transbordamento…

Datafolha: 29% dizem que a vida piorou após posse de Lula; 28% veem melhora

Para 29% dos brasileiros, a vida piorou após a posse do presidente Luiz Inácio Lula…