Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Mulheres egressas, pré-egressas e monitoradas do sistema prisional participam de encontro sobre empreendedorismo

Mulheres egressas, pré-egressas e monitoradas do sistema prisional participam de encontro sobre empreendedorismo

Com colaboração de Gabrielly Martins

Com intuito de promover a ressocialização e a independência financeira, mulheres egressas e pré-egressas do sistema prisional, acompanhadas pela Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), participaram da palestra Empreender é Libertador, realizada pelo Tribunal de Justiça do Acre, nesta quinta-feira, 27, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. A chefe do Departamento de Autonomia Econômica e Política de Cuidado da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), Vanessa Rosella, e a empresária Iris Tavares foram as responsáveis pelo evento.

Mulheres se inspiram em trajetória de empreendedorismo de empresária. Foto: Antonio Moura/Iapen

Entre as mais de 60 mulheres que estavam no local, S.C.S. explicou que gosta de moda e sonha em montar o próprio negócio nesse ramo. Ouvir o relato a incentivou a correr atrás do seu sonho: “Escutando a gente crê que vai dar certo”.

Palestra motiva mulheres egressas, pré-egressas do sistema prisional e monitoradas. Foto: Antonio Moura/Iapen

Iris Tavares relatou que se sente feliz em poder compartilhar sua história e, assim, inspirar outras mulheres: “Eu sou de uma família muito humilde, nasci num quarteirão, minha mãe era lavadeira, e eu protagonizei a minha história. Hoje o que eu gosto é de compartilhar isso para poder inspirar”.

Vanessa Rosella explicou que a participação da Semulher ajuda essas mulheres por meio do programa Impacta Mulher, que oferece cursos de qualificação profissional: “Sabemos que as mulheres que passam pelo sistema do cárcere muitas vezes são desassistidas, sem oportunidade, que não levaram à frente a questão dos estudos e são essas que precisam de oportunidades para serem inseridas no mercado de trabalho”.

Mulheres egressas, pré-egressas do sistema prisional e monitoradas participam de encontro sobre empreendedorismo. Foto: Antonio Moura/Iapen

A Semulher viabilizou, ainda, a participação do grupo nos cursos profissionalizantes disponibilizados pela instituição, em busca de fomentar a autonomia econômica das mulheres.

O diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício Silva, falou sobre a oportunidade que as mulheres presentes no evento tiveram ao participar: “O Iapen tem um olhar diferente, positivo, para ações como essa, que busca trazer conhecimento, oportunidades, qualificação profissional, abrindo portas para as mulheres que estão aqui”.

The post Mulheres egressas, pré-egressas e monitoradas do sistema prisional participam de encontro sobre empreendedorismo appeared first on Noticias do Acre.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Integrante do alto escalão do PCC é preso na zona sul de São Paulo

Policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) prenderam na última sexta-feira (4) um criminoso…

Brasil ultrapassa 120 milhões de passageiros, Guarulhos lidera

O Brasil alcançou uma marca histórica em 2024 ao ultrapassar 120 milhões de passageiros transportados…

Pesquisas do governo captam popularidade estancada há 15 dias, dizem fontes

Sondagens realizadas pelo Palácio do Planalto mostram a popularidade do governo Lula “estancada” há cerca…