A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) recebeu, na madrugada desta quarta-feira (5), o título de cidadã honorária da cidade do Rio de Janeiro. A honraria foi concedida na Marquês de Sapucaí logo após o desfile da Paraíso do Tuiuti no sambódromo, no qual a parlamentar integrou a comissão de frente.
A Paraíso do Tuiuti levou, para a avenida, o enredo “Glória ao Almirante Negro”, que homenageou Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil. A comissão de frente contou com 15 mulheres trans para representar essa história. Entre elas, Erika Hilton.
O título de cidadã honorária foi entregue por meio de decreto legislativo, proposto pela vereadora carioca Thais Ferreira, também do PSOL. Segundo a assessoria de Erika Hilton, a honraria é um “reconhecimento importante, pois homenageia uma mulher trans que tem pautado os direitos da população LGBTQIAPN+”.
A deputada conversou rapidamente com jornalistas antes de estrear na avenida nesta quarta-feira.
“Eu tenho uma história muito bonita com o Rio de Janeiro. Essa é a nossa noite. É uma noite de deixar de lado, por algum instante, o preconceito, o ódio, as dores que compõem a nossa história e lembrar que nós estamos aqui, vivas, celebrando”, disse a parlamentar.