Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Ala do PT quer “perfil moderado” na presidência da legenda para 2026

Ala do PT quer “perfil moderado” na presidência da legenda para 2026

Integrantes do diretório nacional do PT esperam que o próximo nome a ocupar a presidência da legenda seja “menos combativo e mais moderado”, já que o escolhido irá conduzir as alianças partidárias para 2026.

A prioridade máxima, de acordo com integrantes do PT, é a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com os petistas, a expectativa é ampliar ainda mais a ideia de “frente ampla” da campanha de 2022.

Os petistas querem buscar acordos com o “centro democrático” e abrir mãos de candidaturas próprias em prol de alianças que garantam apoio ao presidente.

Apesar de manterem o otimismo para as eleições de 2026, membros do diretório do PT reconhecem que o panorama, neste momento, aponta para uma eleição presidencial competitiva.

Para garantir essa aliança mais ampla, a expectativa é que o próximo comando do partido tenha um perfil oposto ao da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Agora, segundo membros do PT, o novo presidente deve assumir uma postura de mais diálogo e ser menos “PT raiz”.

A parlamentar é considerada “combativa” e encabeça críticas, inclusive, a medidas do próprio governo nas redes sociais.

Petistas reconhecem que Gleisi, presidente do PT desde 2017, foi importante para os momentos em que a legenda esteve na oposição, como na presidência de Michel Temer (MDB), durante o período em que Lula esteve preso, além do papel desempenhado durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

As eleições internas da legenda devem ser julho deste ano, dois anos depois do PT adiar o pleito interno para evitar “atritos” no primeiro ano do governo.

Um dos nomes que despontam para presidir o PT é Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP). Desde o ano passado, o político tem feito reuniões frequentes no Palácio do Planalto com assessores do Presidente.

Edinho ainda tem viajado o país em busca do apoio da militância. Um dos apoiadores do ex-prefeito é o ex-ministro José Dirceu. Ele ainda conta com apoio de parte dos ministros palacianos.

Já o grupo de Gleisi tem visto Edinho como “precipitado” e garantem que o Presidente Lula deu apoio para que a deputada faça o próprio sucessor.

A parlamentar defende um nome do Nordeste para comandar o PT. Entre os citados estão o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e do senador Humberto Costa (PT-PE).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF buscam sonhos

“Olha o salgadinho… cinco reais”. Matheus de Souza, de 27 anos, esperava, nesta sexta-feira da…

Ministério do Turismo cancela cadastro da empresa Hurb

O Ministério do Turismo cancelou o cadastro da empresa Hurb – Hotel Urbano Viagens e…

Com “time bilionário“ e conhecidos da elite, Série D começa neste sábado

Após a bola rolar nas três primeiras divisões, chegou a vez da Série D 2025…