Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Senado vai analisar projeto de combate ao superendividamento

Senado vai analisar projeto de combate ao superendividamento

País – Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3.156/21, que visa combater o superendividamento no Brasil, segue agora para análise do Senado. A proposta complementa a Lei 14.871/2021, que facilita a quitação de dívidas para inadimplentes, e prevê a divulgação de informações sobre concessão transparente e responsável de crédito.
Relatado pelo deputado Patrus Ananias (PT-MG), o projeto torna permanentes as ações de prevenção ao superendividamento e propõe que órgãos de defesa do consumidor realizem cursos de educação financeira, com foco intensificado na semana do Dia Mundial do Consumidor, em 15 de março. Segundo o parlamentar, mais de 71 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em 2023, representando 57% da população adulta.
A proposta também prevê a criação de convênios entre governos, ministérios públicos e tribunais de justiça para racionalizar custos e apresentar planos de pagamento e renegociação de dívidas. Conforme a legislação atual, o superendividamento ocorre quando o consumidor de boa-fé não consegue pagar suas dívidas sem comprometer sua própria subsistência.
Além disso, o projeto reforça a necessidade de os fornecedores informarem de forma clara sobre custos, taxas e encargos, e proíbe práticas abusivas de pressão para a contratação de crédito. Com informações da Agência Senado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Suspeito de jogar granada em carro de policias civis no RJ é preso em MG

Um suspeito de atirar granada dentro de um carro com dois policiais civis durante uma…

Chuvas deixam mais de 100 desalojados em Angra dos Reis, no Rio

As fortes chuvas que começaram na sexta-feira (4) e seguem neste sábado (5) provocaram transbordamento…

Datafolha: 29% dizem que a vida piorou após posse de Lula; 28% veem melhora

Para 29% dos brasileiros, a vida piorou após a posse do presidente Luiz Inácio Lula…